Mantendo a Caminhada de dezembro – 05/12/2009
Local: sala de reunião do Projeto Paranoá - GENPEX – Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.
Horário: 15h às 17h30
Presentes: Renato, Stella, Guilherme Rios, Nirce, Luana e Guilherme (neto da Nirce) e Julieta
Pauta definida pelo grupo:
Informes
Publicação em revistas
Participação na Anped Nacional
Participação na Anped Centro Oeste
Participação no Endipe
Participação na SBPC
Atualização do Currículo Lattes
Calendário de Reuniões 2010
Informes
• Nirce informa que abriu uma comunidade no Orkut com o nome “sujeitos da EJA no DF”. Para encontrá-la entre no Orkut de Nirce Ferreira e clique sobre a Bandeira do Brasil, comunidade sujeitos da EJA.
• Renato informa que 3º feira, 08/12/09, a partir das 14h, estará na banca de uma tese de doutorado que discuti a cultura da humanidade baseada na leitura e escrita.
• Renato informa que Cris já fez a relação das revistas Qualis A. Agora, Renato pedirá para a Cris e Wagner, o novo bolsista permanência, verificar quais as especificidades de cada Revista. Stella informa que este trabalho já foi iniciado e está no computador do GENPEX. Entrará em contato com Cris para verificar isso.
• Guilherme informa que oferecerá o Curso de Letramento e Ensino de Leitura e Produção de Texto em 2010. A partir de 10 de março de 2010. O curso terá uma carga horária de 60h. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 para custear as despesas do curso.
Discussões e encaminhamentos
Fizemos a leitura do relato de novembro e pequenas correções no texto, encaminho em anexo o texto corrido.
Julieta inicia a reunião e apresenta a proposta de fazer um folder do GENPEX, tendo em vista a necessidade de divulgação do grupo, das produções, do blog etc. O grupo concorda com a proposta e fica encaminhado que no primeiro encontro de 2010, Julieta e Stella, trarão uma minuta de texto para o folder. Luana, filha da Nirce, é publicitária e aceitou realizar a Arte do nosso folder, após consolidação do texto.
Renato lembra a necessidade atualizarmos a lista do GENPEX com os telefones fixos e celulares dos participantes. Na primeira reunião de fevereiro de 2010 discutiremos qual a melhor forma para fazermos esse convite.
Renato reforça a necessidade de criarmos a processualidade na socialização do conhecimento, principalmente com os novos orientandos de monografias, especialização, mestrados e doutorados.
Em relação à publicação em Revistas, Renato informa que possui três artigos fechados que já estão sendo avaliados por revistas: a Revista Brasileira de Educação (ANPED), o Caderno de ¬
Educação de Pelotas e a Revista da Unesp, respectivamente. Diz que ainda não conseguiu encaminhar à Editora da UnB por falta de tempo. Julieta dispõe-se a levar esse artigo na Editora da UnB.
Guilherme lembra que algumas revistas já não estão pedindo exclusividade no envio do artigo. Inclusive, na inscrição do artigo, solicitam essa informação do autor. Caso aprovado, as editoras comunicam-se e questionam se o artigo já foi publicado. Caso não tenha sido, é publicado. Renato lembra que a revista da UnB pede essa exclusividade, por isso não pode mandar o artigo para nenhuma outra revista até o parecer final da editora.
Renato passa o cronograma dos eventos “Qualis A” de pesquisa:
Anped Nacional será em Caxambu em outubro de 2010. A submissão de trabalho será até dia 22/02/10 (site www.anped.org.br).
A Anped Centro-Oeste será em Uberlândia de 05 a 08 de julho de 2010. A submissão de trabalhos já se iniciou e vai até 26/02/10 (site www.anped.co10anos.ufu.br).
A SBPC será em Natal de 25 a 30 de julho de 2010. A inscrição como participante é até 21/02/10 e a submissão de trabalho até 24/03/10.
Nirce informa que Fundação Getúlio Vargas está com um concurso de pesquisa. Diz que precisa escrever artigo da dissertação. Renato sugere o envio desse artigo para a Revista Linhas Críticas da FE/UnB. Nirce divulga ao grupo que está escrevendo um texto sobre “a angustia da escritura do trabalho de conclusão de curso”. Está investigando essa questão, tendo em vista a percepção dessas angustias nas orientações de TCC realizadas. Percebe que o sujeito que já tem uma processualidade, teórica e prática, tem facilidade nesta escritura. Já o que “cai de pára-quedas” não. Quando você já está na práxis o processo se desencadeia com mais facilidade. Parece uma mágica, de repente o sujeito descobre o problema e vai. Relata a orientação realizada com o Luiz. Diz que aprendeu muito com essa orientação, dada a práxis já vivenciada por ele, seja na família como no Projeto Paranoá. Em detrimento de outras, que o estudante não possui nenhum acúmulo prático e nem teórico.
Completando Nirce, Guilherme relata que já escutou de uma de suas alunas que ela queria apenas o diploma para ascender profissionalmente e para aumento de salário. Esse tipo de fala desmotiva o professor.
Em 2010, Nirce reforça a necessidade de Renato aceitar, para orientações de monografias, apenas estudantes que possuam essa práxis no Paranoá.
Conforme encaminhado na reunião de novembro, Julieta ficou de inscrever o trabalho de Inserção Contributiva no Endipe. Entretanto, reflete com o grupo as dificuldades de fazer isso. A inscrição vai até 21/12 e uma das exigências para a apresentação de trabalhos no ENDIPE é a articulação entre três instituições. Renato sugere que as três instituições seja MEC, UnB e CEDEP, porém a articulação desse trabalho demandaria mais tempo. Julieta sugere que esse artigo saía, porém para os eventos de 2010. Compromete-se a escrevê-lo e compartilhá-lo com o grupo.
Julieta sugere que todos os artigos produzidos pelo grupo sejam inscrito em todos os eventos “Qualis A” listados anteriormente.
Stella diz que agora, durante as férias, terá mais tempo para escrever o artigo da sua monografia. Compromete-se também a enviá-lo aos eventos “Qualis A” e a uma revista.
¬
Guilherme informa que se filiou em um grupo de pesquisa de Uberlândia. O nome do grupo é “Análise do discurso, crítica e lingüística sistêmica”. Analisam categorias lingüísticas relacionadas às categorias sociais.
Renato sugere a Guilherme inscrever o texto “Linguagem e Desenvolvimento” na Anped Nacional, bem como enviá-lo para Anpol.
Guilherme aceita a proposta de Renato. Acrescenta que está escrevendo um artigo sobre considerações preliminares sobre letramento, escolarização e avaliação educacional. Discuti a concepção de letramento das matrizes referenciais curriculares do Inep. Pretende inscrever este último texto na Associação Brasileira de Avaliação Educacional – ABAVE. Guilherme informa também que o Grupo de Pesquisa do Inep ainda não foi autorizado pelo presidente do Inep, dada a o contexto de greve da entidade e a realização do ENEM. Acredita que, após essa fase, a autorização poderá ser concedida.
Após a discussão das publicações, Renato fala da necessidade de atualizarmos o Currículo Lattes de todos os participantes do GENPEX. Fica encaminhado que no dia 14/12, a partir das 14h, Julieta conversará com Cris e Wagner a respeito disso, principalmente da atualização do Currículo do Renato.
Finalmente, fechamos o nosso calendário 2010 continuando com a lógica da reunião no primeiro sábado do mês, salvo nos meses com feriados próximos ao primeiro sábado em que as reuniões são transferidas para o segundo sábado:
06/02 – primeiro sábado - primeira reunião
06/03 - primeiro sábado
10/04 - segundo sábado
08/05 - segundo sábado
12/06 - segundo sábado
26/06- extraordinária para preparação das viagens de apresentação de trabalho.
07/08 - primeiro sábado
11/09 segundo sábado
02/10 - primeiro sábado
06/11 - primeiro sábado
04/12 - primeiro sábado
Proposta de próxima pauta:
Informes
Avaliação dos encaminhamentos anteriores
Folder do GENPEX
Organização do Convite aos participantes do GENPEX – Lista com telefones
Andamento das Publicações
Andamento da Participações em eventos
Finalizamos com um abraço coletivo!
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