Reunião do GENPEX dia 08/11/08, sala do Paranoá, UnB.
1- Inicialmente, discutimos a questão do levantamento das revistas Qualis A. Stella, Suzana e eu ficamos responsáveis por esse levantamento. Como eu não consegui realizar o meu levantamento a Cris, nossa querida bolsista permanência, ficou de realizar a minha parte. Após a conclusão desse trabalho ficou decidido que entregaremos um exemplar para a pós-graduação da UnB. Podendo esse exemplar ser disponibilizado para os demais colegas da pós da FE.
Para inserção do Renato na pós-graduação precisamos minimamente de: um trabalho completo em congresso e 4 artigos em revistas Qualis A.
As revistas selecionadas pelo grupo como prioritárias são: Perspectivas de Florianópolis, Proposições da Unicamp, Caderno de Educação da UFPElotas, Educação Porto Alegre e Caderno CEDES.
Precisamos descobrir se estas revistas são temáticas.
2- No segundo momento fizemos a apresentação das pessoas presentes. Estavam presentes: Stela, Julieta, Suzana, Osany, Renato, Guilherme, Glayce e Bernardino.
À medida que as apresentações foram acontecendo, pontuamos as questões individuais e coletivas.
3- Glayce e Bernardino são estudantes da UFG e desenvolvem um trabalho de análise do discursos dos alunos/estagiários do 3º semestre de letras. Inclusive, fizeram a leitura de um dos textos que se destacaram no trabalho. A dificuldade encontrada é ressignificar alguns preconceitos encontrados nos textos dos estudantes. Como o GENPEX pode ajudá-los a pensar isso?
4- Suzana é graduada em pedagogia pela UnB e professora da rede pública do Gama. Lembra que é preciso resistir a toda opressão e construirmos juntos a universidade e a sociedade que queremos.
5-Osany é maranhense e pela primeira vez participa da reunião do GENPEX. Trouxe para reunião deliciosos quitutes. Também é professora da rede pública e seu trabalho foi objeto de estudo de uma estudante da pedagogia, Luana. A partir desse contato, conheceu o prof. Renato e a Nirce. Destaca que se surpreendeu com a acolhida do Renato. Não pensava que um professor universitário pudesse ser tão simpático e acolhedor.
7- Julieta é pedagoga formada pela UnB. Contextualiza sua inserção no projeto Paranoá e, atualmente, no MEC.
6- Renato é professor da faculdade de educação que trabalha na ligação univerdade de brasilia-movimento popular organizado do Paranoá/Itapoã, na educação de Jovens e adultos. Contextualiza o projeto Paranoá e a relação da universidade e escola pública. (RENATO, TENHO QUE GRAVAR SUA FALA, POIS FICO TÃO COMPENETRADA QUE NÃO CONSIGO REGISTRAR)
7- Guilherme é doutor em linguistica, relembra sua participação no Projeto Paranoá e a amizade gerada nessa relação. Diz que tem muito interesse em aprender com o pessoal da UFG. Pontua também que
se convidou a realizar o trabalho na escola classe 304 Norte com as séries iniciais do ensino fundamental. E para atualizar, já se reuniu com a diretora e a vice-diretora e o papo foi muito proativo, ficaram interessadas, mas é preciso chegar até ás professoras, o que está sendo difícil em alguns casos até para a própria direção, Ficou de confirmar uma ida entre os dias 15 a 18/12, a disponibilidade após tomar posse no Inep. Já pode perceber que a disponibilidade será pouca, mas o que puder fazer para capacitar e desenvolver o projeto com as professoras, fará. Questões que surgiram na reunião: como realizar esse projeto? Há diferença entre esse trabalho e o com jovens e adultos? Como são as relações de poder na sala de aula? Como o GENPEX pode ajudá-lo no projeto?
A próxima reunião do GENPEX ficou agendada para 6 de dezembro de 2008, às 15h na sala do GENPEX.
No encaminhamento da reunião do dia 6, vamos debater o projeto do pessoal da UFG e antes, claro, nossos informes sobre o andamento das publicações.
Caso tenha me esquecido de algo, peço desculpas.
Desde já agradeço a compreensão de todos (as). Um forte abraço e até dia 06/12.
Julieta
Nenhum comentário:
Postar um comentário