Relato do Mantendo a Caminhada – 14/05/2011
Local: Sala GENPEX
Horário: 15h às 17h30
Presentes: Jackeline Duraes, Julieta, Eloisa, Thiago, Andrea, Adriana, Cléssia e Airan, Delzair.
Pauta:
1. Informes
2. Publicação
3. Contribuição do GENPEX curso EAPE
4. Outros
5. Principais encaminhamentos
1- Informes
Julieta informa que professor Renato não poderá comparecer ao encontro do Mantendo a Caminhada.
2- Publicações
Iniciamos o encontro discutindo a questão das publicações do grupo. Heloísa conversa rapidamente com Julieta sobre a possibilidade de escrever um artigo sobre sua monografia desenvolvida no hospital com os jovens e adultos. Informa que precisará ausentar-se da reunião para retornar a Santa Maria junto com seu marido. Julieta ressalta a relevância da produção de Heloísa e a incentiva a escrever
Julieta relata que juntamente com prof. Renato e Vânia finalizaram um artigo. Descreve como o texto foi pensado: apresentação inicial, problematização da temática, contextualização da temática, apresentação dos resultados com discussão teórica e conclusão. Ao todo, o artigo está com 20 páginas e cerca de 45000 caracteres com espaço.
Jackeline destaca que as revistas geralmente solicitam artigos de no mínimo 15 páginas e com 35000 a 45000 caracteres. Indica para consulta do grupo a revista Diálogo Educacional que possui uma estrutura básica de artigo.
Adriana relata que já fez várias monografias e pode utilizá-las para a produção do artigo. Ressalta um dos seus trabalhos realizados com os adolescentes em conflito com a lei em que discute a questão da “vitimização” dos garotos. Julieta sugere à Adriana que contate sua orientadora e sugira uma produção conjunta com o prof. Renato.
Andrea apresenta seus interesses de pesquisa: estudar a evasão e as políticas. Relata um fato que ocorreu na sua escola reforçando o contexto de naturalização da evasão nas instituições de ensino.
Thiago destaca a possibilidade de escrever um texto de análise mais teórica juntamente com o prof. Renato e o grupo marxista da Educação Física. Fica de averiguar as possibilidades.
Julieta pontua a necessidade de perdermos o medo de escrever. Relata que finalizou o artigo após quatro revisões e, com certeza, após análise da revista será novamente alterado. Importante estarmos dispostos a receber críticas e melhorarmos o texto no processo.
O grupo pede para Julieta enviar algum modelo de artigo. Em anexo, envio o Democratizando a Ciência do prof. Renato.
Outro encaminhamento importante, foi que todos(as) presentes trarão uma minuta de artigo para o grupo no próximo encontro. Compromisso!!!
3- Contribuição do GENPEX curso EAPE
Cléssia relata que a EAPE está oferecendo dois cursos para professores da EJA: letramento e alfabetização; e tópicos especiais em EJA. Solicita ao Genpex para contribuir com os cursos com a discussão de Educação ao longo da vida.
Julieta lembra o trabalho realizado durante a Semana de Extensão 2010 em que as frentes de atuação do GENPEX foram apresentadas, pelos próprios sujeitos jovens e adultos. Destaca também o trabalho coletivo realizado durante o curso de formação do CEDEP 2011. Coloca-se a disposição para discutir com os demais integrantes do GENPEX a proposta e contribuir com o trabalho da EAPE.
Julieta lembra na próxima semana, 18 a 21/05, o GENPEX estará envolvido na Semana de Extensão da FE e não teremos reunião do grupo. Provavelmente, só nos encontraremos no dia 26/05 para discutirmos nossa participação na EAPE.
Cléssia compromete-se em enviar a programação e a proposta do curso para avaliar como o Genpex pode contribuir.
4- Outros
Airan relata ao grupo sua aproximação com o professor Renato durante a graduação. Historiciza o processo de constituição do curso de Pedagogia na Faculdade de Educação –UNB e do próprio Centro Acadêmico. Relata os embates que ocorriam na sua época de graduação e como os integrantes do CAPE atuavam e contribuíam com o Paranoá. Segundo Airan, o prof. Renato convidava “todo mundo” para o Paranoá.
5- Encaminhamentos
• O grupo pede para Julieta enviar algum modelo de artigo. Em anexo, envio o Democratizando a Ciência do prof. Renato.
• Outro encaminhamento importante, foi que todos(as) presentes trarão uma minuta de artigo para o grupo no próximo encontro. Compromisso!!!
• Cléssia compromete-se em enviar a programação e a proposta do curso da EAPE para avaliar como o Genpex pode contribuir.
• Julieta compromete-se em colocar a proposta do curso da EAPE na pauta do próximo encontro do GENPEX, dia 26/05.
Nenhum comentário:
Postar um comentário