terça-feira, 9 de março de 2010

Relato da reunião de 6 de março de 2010

Local: sala de reunião do Projeto Paranoá - GENPEX – Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.
Horário: 15h às 17h30
Presentes: Nirce, Henrique, Gal, Renato, Julieta, Wanda, Luís Fernando, Betânia, Fátima, Leila e Guilherme.
Pauta:
1. Informes;
2. Atividades em Brazlândia;
3. Publicações;
4. Outros.

Informes
Julieta informa a conversa realizada com Vânia, Coordenadora do PROEJA, a respeito das bolsas para os estudantes jovens e adultos que fazem parte do PROEJA/CAPES/SETEC em Ceilândia. Segundo Vânia, os estudantes de Ceilândia poderão receber a Assistência por estarem vinculados ao projeto de pesquisa. O trâmite burocrático deve ser acertado com o Instituto.
Henrique informa que acontecerá o Primeiro Fórum de Comunidades da UnB, dia 16/02/2010, na Faculdade de Educação da UnB, Auditório Dois Candangos, a partir das 14h. Informa também sobre o encontro regional de extensão que acontecerá em Cuiabá, o Serex. A chamada para trabalhos é até dia 20/03. Site: www.ufmt.br/serex2009. A UnB disponibilizará ônibus para este encontro. O encontro será de 28/04 a 30/04/2010 (quarta, quinta e sexta).
Após os informes, realizamos a apresentação dos presentes:
1. Renato: professor da UnB. Historiciza sua decisão em assumir o Paranoá há 23 anos. Ressalta que toda a institucionalização somente acontece com as pessoas.
2. Julieta: nova mestranda da FE/UnB. Contextualiza sua participação no Paranoá desde 2001 e relata, em linhas gerais, o seu novo projeto de pesquisa. Irá investigar a integração da Educação Profissional com a Educação de Jovens e Adultos na Escola Técnica e no Centro de Ensino Médio 3 da Ceilândia/DF.
3. Gema Galgâmia: professora de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação do GDF há 8 anos. Atualmente, está trabalhando com Ensino Especial.
4. Luís Fernando: graduado recém-formado do curso de Pedagogia da FE/UnB.
5. Wanda: noiva do Luís Fernando.
6. Maria de Fátima: professora da Engenharia de Produção da UnB.
7. Guilherme: professor convidado da UnB e servidor do Inep.
8. Henrique: servidor do Decanato de Extensão da UnB. Está trabalhando no projeto do Capão da Onça – Brazlândia – DF.
9. Nirce: Mestre em Educação pela FE/UnB. Atualmente, está trabalhando no projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos do Capão da Onça – Brazlândia – DF.
10. Betânia: Doutoranda em Educação da FE/UnB. Atualmente, está trabalhando no projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos do Capão da Onça – Brazlândia – DF.
11. Leila: Mestre em Educação pela FE/UnB. Presidente do Centro de Desenvolvimento e Cultura do Paranoá – CEDEP.

Discussões e encaminhamentos
1- Capão da Onça – Brazlândia – DF.
Henrique relembra que a UnB possui um núcleo de extensão em Brazlândia, porém o espaço existente não está sendo utilizado. O Decanato de extensão inicia um trabalho como agente articulador dos grupos de extensão da UnB, tendo em vista a ocupação deste espaço. O GENPEX é um dos grupos convidados a contribuir com a formação e consolidação do núcleo de extensão em Brazlândia.

Betânia relata que, após o contato inicial com o Decanato de Extensão, ela e Nirce marcam uma reunião no dia 27/02 com a comunidade do Capão da Onça, especificamente os trabalhadores do Lixão. O objetivo é ouvir a comunidade. Iniciam o encontro na comunidade com uma dinâmica do palito de fósforo. Cada participante apresenta-se no tempo da queima do palito de fósforo. A reunião é de muita discussão e decisão: Dez pessoas demonstram interesse na alfabetização (6 homens e 4 mulheres); a comunidade quer que o trabalho aconteça na cooperativa de catadores; duas pessoas presentes na reunião possuem ensino médio e fundamental; escolhem as terças e quintas-feiras, das 14h as 15h30, para a realização da alfabetização; e a próxima reunião será dia 27/03/10. Nirce e Betânia estarão presentes.

Nirce acrescenta que, coincidentemente, já teve a oportunidade de conhecer o novo Administrador de Brazlândia. Parece que é uma pessoa muito comprometida com as questões sociais. Inclusive, destaca que ele já esteve no lixão duas vezes.
Relata que o objetivo em Brazlândia é trabalhar a alfabetização, a partir das situações problema desafios da comunidade. Por exemplo, na cooperativa de catadores ainda não há uma sala de aula. Talvez a primeira situação problema seja a construção desta sala, a aquisição de um quadro etc. Está muito entusiasmada e entende que, a princípio, não haverá como mandar ninguém para o Encontro inicial de Orientação de Educadores realizado pelo CEDEP no Paranoá. Neste primeiro momento, ela e Betânia assumirão o trabalho.
Destaca ainda que na reunião do dia 27/02, os presentes da reunião escolhem o nome da nova escola. As sugestões de nome são: escola da esperança, escola viver a vida, escola saber, escola recomeço, escola meu futuro, escola pingo de ouro, escola com amor, escola aprender vivendo, escola do meu sonho, escola da felicidade. Após uma votação, ganha o nome Escola Meu Futuro.

Leila aconselha ao grupo de trabalho de Brazlândia que já inicie o registro de todas as atividades realizadas. Não havendo registro, daqui há 5 anos nada será lembrado.
Em relação à formação dos formadores de Brazlândia, acrescenta que, se houver interesse da comunidade do Capão da Onça, o CEDEP pode realizar uma formação em um final de semana. Sugere também uma aproximação com o movimento popular da Estrutural que possui uma realidade e um contexto muito semelhante ao do Capão da Onça, devido à questão do lixo e do lixão.

Betânia relata o seu sentimento de ignorância na reunião com a comunidade do Capão da Onça frente às expressões do grupo: “Rasgando Caminhão” significa tirar os lixos dos sacos; “garrefeiro” separar vidros e garrafas;

Prof. Fátima destaca que tem muito interesse em participar do projeto em Brazlândia. Neste momento, porém, não pode assumir um compromisso, pois está tomando posse na UnB – campus Gama e organizando seus horários. Relata que já foi alfabetizadora em uma empresa quando estava no Doutorado. Acredita que todos esses trabalhos são muito gratificantes.

Prof. Renato ressalta a importância de não darmos um “passo maior que nossas pernas.” Ressalta que, à medida que o projeto de Brazlândia for caminhando, todos, no tempo certo, poderão contribuir, principalmente os egressos do Projeto Paranoá (Luís Fernando, Cris, Jacqueline etc).

2- Participação em eventos
Prof. Renato destaca que, geralmente, os eventos de extensão são “inorgânicos eventistas”. Discute a importância do evento, enquanto um espaço que abri e alavanca processos, criando cumplicidade.

Julieta lembra os prazos de inscrição de trabalhos na Anped CO e Anped Nacional. Solicita aos interessados na inscrição de trabalhos que entrem nesses sites e verifiquem as datas e normas:
Anped Nacional será em Caxambu em www.anped.org.br
A Anped Centro-Oeste site www.anped.co10anos.ufu.br.
A SBPC (http://www.sbpcnet.org.br/site/home)

3- Atualização dos contatos do GENPEX

Julieta informa que já consolidou todas as listas do GENPEX em apenas uma, porém está faltando muitos dados dos participantes. Na próxima reunião, sugere para planejarmos as estratégias de atualização da lista e de convite a todos os integrantes do GENPEX.

Proposta de próxima pauta:
Informes
Brazlândia
Andamento das Publicações e Participações em eventos
Estratégia de atualização da lista do GENPEX
Folder do GENPEX

Finalizamos com um abraço coletivo!

Enquanto isso, uma forte chuva chegava...

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